BIOGRAFIA ASTROLÓGICA DE DAVID BOWIE
- The Star Is You
- 18 de jan. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jan. de 2020
David Bowie, nascido a 8 de janeiro de 1947, de nome David Robert Jones, foi um ícone do nosso tempo contemporâneo. Foi músico, ator, pintor, um criativo inato e imparável.
Um paradoxo astrológico como veremos de seguida, morreu a 10 de janeiro de 2016, 2 dias depois de completar 69 anos e lançar o seu último e profético álbum Black Star.
Nascido nos subúrbios de Londres (Brixton), no seio de uma família “normal”, foi um filho ilegítimo dado que os seus pais nunca chegaram a casar-se. Teve um meio-irmão mais velho 9 anos pelo lado do pai que se suicidou aos 38 anos de idade. Casou duas vezes e teve dois filhos, Duncan e Alexandria.
Vejamos de seguida o mapa astrológico de David (Rodden Rating A, fonte Astro Databank):

David tinha o Sol em Capricórnio, um sol frio e metódico, com uma forte conjunção a Marte exaltado na casa 12, o Sol partilhava o mesmo regente do seu Ascendente em Aquário, Saturno. A sua Lua estava em Leão, conjunta a Saturno retrógrado oposta ao Ascendente. Lua e Saturno poderosíssimos, angulares e contraditórios. Saturno nunca voltou a direto durante a sua vida.
O que levaria este homem a tornar-se uma estrela à escala mundial?
Vendo mais cuidadosamente temos Vénus em Sagitário, conjunta ao MC, tecnicamente na casa 10. Na casa máxima do poder e visibilidade pública, Vénus é a rainha das artes e da estética, e em Sagitário, é aventureira e motivante, criativa e libertadora. Está em trígono à Lua e a Saturno, sofrendo então das suas influências e humores contraditórios. Mais ainda, esta Vénus, rainha do mapa de David, está em sextil quase exato ao Ascendente, promovendo o otimismo e a autoestima.
A sua Lua, em Leão na casa 7, é criativa, alegre, Lua de palco, mas não expansiva pois está conjunta a Saturno e muito próxima de Plutão. Será esta a metáfora de Black Star? E de onde terá vindo o génio criativo e inovador de David?
Analisando agora Mercúrio vemos uma vez mais a energia de Saturno subjacente, já que se encontra em Capricórnio e tecnicamente na casa 12. Mercúrio recebe a energia de Neptuno (imaginação, fantasia) por quadratura aplicativa e rege a casa 4, da família e raízes e a 5, da criatividade, filhos e espetáculo.
Urano, co-regente do Ascendente (ASC), encontra-se em Gémeos conjunto ao Nodo Norte (NN), também na casa 4, ou seja é regido por Mercúrio formando aspetos incómodos de quincuncio com o Sol e Marte. É um padrão de inovação e quebra com os valores enraizados de Capricórnio, o que explica a imagem exótica e vanguardista de David.
David sempre foi um inovador inspirado pelas estrelas. Todos conhecemos os seus êxitos Space Oddity, Starman, Life on Mars, Lady Stardust, Ziggy Stardust, Blackstar, entre outros.
Após a sua morte, a 10 de Janeiro de 2016, em Manhattan, EUA, dois dias depois de completar 69 anos e de lançar o seu último álbum, foi nomeada uma constelação em sua honra, com 7 estrelas a partir de Spica, na Constelação de Virgem. Os astrólogos que escolheram as 7 estrelas escreveram:
“Referring to his various albums, we chose seven stars — Sigma Librae, Spica, Alpha Virginis, Zeta Centauri, SAA 204 132, and the Beta Sigma Octantis Trianguli Australis — in the vicinity of Mars. The constellation is a copy of the iconic Bowie lightning and was recorded at the exact time of his death.”
Antes, em Janeiro de 2015, um asteroide já tinha sido batizado de David Bowie[1]. Atualmente encontra-se a 24° de Sagitário. David nasceu com este asteroide a 17º de Escorpião, conjunto ao seu Júpiter natal a 21º de Escorpião na casa 9.
Um visionário antes do seu tempo, David foi o arquétipo vivo do seu Ascendente em Aquário. Imaginava um mundo diferente e perseguiu a sua verdade. Diferenciou-se. Transfigurou-se. Transformou-se. Transmutou-se. Sempre em processo criativo. Compositor, cantor, ator.
Teve uma saída de palco de Mestre, por certo encenada, ele que seguramente saberia ler (n)as estrelas.
Tal como ele, todos podemos ser heróis, todos os dias da nossa vida. Let’s dance to it.
Bibliografia
http://www.abc.net.au/news/2016-01-18/david-bowie-astronomers-pay-tribute-with-constellation/7094720
[1] Asteroid 342843 Davidbowie (2008 YN3), Classification: Main-belt Asteroid, SPK-ID: 2342843.
Este artigo é um extrato de um dos trabalhos finais do curso CEIA em Julho de 2016 e publicado posteriormente no Jornal 4 Estações, da ASPAS (Associação Portuguesa de Astrologia)
Comments